Ir para o conteúdo
Plataforma Colaborativa do Projeto DIST/BAHIA
ou

#Co-Labore

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Participantes da Rádio "Bromélias em Ação" visitam a comunidade da Ladeira da Preguiça

15 de Setembro de 2016, 16:49 , por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 53 vezes

Panoramicaladeira2

No dia 10 de setembro (2016) moradores das Bromélias participantes do grupo da rádio foram recepcionados por lideranças do projeto Que Ladeira é Essa? na comunidade da Ladeira da Preguiça no Centro de Salvador.

A visita foi organizada visando promover um diálogo entre as duas comunidades -Bromélias e Ladeira da Preguiça- permitindo a aproximação de membros destes dois territórios.

Radioladeira

O principal objetivo da visita era conhecer a rádio comunitária da Ladeira da Preguiça já em funcionamento há mais de um ano e conhecer formas de como construir e manter uma rádio que seja produzida pela comunidade e para a comunidade.

O projeto Que Ladeira Essa? foi idealizado por Marcelo Teles e partiu de uma demanda dos próprios moradores em 2013 de revitalizar as ruas da ladeira. O que começou com a ideia de montar uma biblioteca local e pintar este espaço tornou-se uma grande intervenção de artes gráficas das fachadas da rua e tornou-se uma referência sociocultural na cidade. Hoje, em seu espaço, o projeto oferece oficinas de dança, capoeira e artes gráficas.

Os moradores e lideranças das Bromélias que visitaram o local se interessaram bastante pela trajetória da comunidade e de seus integrantes, as lutas e conquistas, percebendo muitas semelhanças e observando formas distintas de trilhar provocando uma reflexão sobre a própria comunidade das Bromélias. 

Radioladeiragabi

Foi simulado com o comunicador local um programa de rádio que mostrou os equipamentos da rádio, suas funções e de que forma funcionavam os processos de produção de conteúdo, edição e transmissão.

 Italaladeira

Uma das atividades realizadas no projeto que mais chamou a atenção dos bromelienses foi a serigrafia que eles realizam para produzir camisas. o equipamento fica disponível para toda comunidade e qualquer pessoa interessada pode entrar, criar e utilizar.

Serigrafialadeira

A visita foi finalizada com uma experiência gastronômica local por conta do feijão da Diva.

"Saímos de lá com a certeza de que se eles conseguiram, nós também conseguiremos. Se eles podem, nós também podemos." - Elenalva, moradora das Bromélias, integrante do grupo da rádio. 

 

 


Tags deste artigo: rádio comunitária bromélias em ação rádio bromélias rádio bromélias em ação são cristóvão salvador bahia bosque das bromélias

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.