Na quinta-feira (19/10/2016) foi realizada a 1ª oficina de formação cineclubista das Bromélias. O evento aconteceu no quioque 05 (verde) e contou com a participação de moradores e jovens do condomínio.
No primeiro momento o diálogo foi conduzido a partir das questões O que estamos fazendo aqui?/ Por que estamos aqui? dentro de uma roda de debate na qual os participantes puderam se apresentar, compartilhar seus interesse e definir objetivos em comum para o grupo. A equipe UFBA pôde também falar um puco sobre a trajetória do projeto Minha Casa Nossas Vidas na comunidade destacando as ações realizadas na área de comunicação como as oficinas de fotografia, blog, jornalismo e rádio.
Após uma conceituação didática sobre O que é Cineclube? os participantes foram convidados a conhecer e acionar os equipamentos necessários para a exibição de um filme em um cineclube. As crianças e jovens puderam ver e ligar os equipamentos criando autonomia e independência para dar continuidade ao projeto Cineclube Bromélias.
No segundo momento foram apresentados vídeos para debates com os cineclubistas. Começando com o vídeo A história do cinema da vlogueira formada em cinema Carol Moreira foi possível iniciar uma série de debate sobre termos da linguagem cinematográfica desde equipamentos como lanterna mágica, quinetoscópio e cinematógrado a gêneros de filmes como ficção, documentário entre outros.
Em seguida foi exibido o vídeo final resultado do Festival Bromélias em Ação para que pudesse ser observado possibilidades de captação de imagens e edição de material de vídeo.
Por fim foi exibido o premiado "Curta metragem metalinguístico de baixo orçamento ou - Aceita mais café?" do diretor Byron O'Neill. A partir deste curta foi possível refletir sobre funções dentro da produção de um filme como diretor, elenco, produtor e sonoplasta.
Ao final as próprias crianças e jovens presentes desmontaram e guardaram os equipamentos que serão utilizados no sábado (22/11/2016) para realização da próxima edição do Cineclube Bromélias já organizado por eles mesmos.
0sem comentários ainda