Ir para o conteúdo
Plataforma Colaborativa do Projeto DIST/BAHIA
ou

#Co-Labore

Tela cheia

Projeto Minha Casa Nossas Vidas

14 de Novembro de 2014, 15:26 , por Aurélio A. Heckert - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 847 vezes

 

O projeto Minha Casa, Nossas Vidas é uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia – CIAGS/UFBA, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, visando à construção e testagem de uma tecnologia social no âmbito da estratégia de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios – DIST do Programa Minha Casa, Minha Vida.

DIST é a sigla para identificar o Plano de Desenvolvimento Integrado eSustentável do Território no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. O DIST é uma estratégia de desenvolvimento integrado proposta pela Caixa Econômica Federal por meio do Fundo Socioambiental. As ações tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado, a sustentabilidade local e o protagonismo social das comunidades atendidas. Atualmente existem 11 projetos em andamento no país, cada qual com uma metodologia própria. 

Na Bahia, o território Minha Casa Minha Vida escolhido foi o Bosque das Bromélias. Desde janeiro de 2014 a Universidade Federal da Bahia, por meio do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração vem desenvolvendo ações no território, tendo como parceiro estruturante a Universidade do Estado da Bahia. 

A metodologia possui como elemento central a participação dos moradores ao prever a utilização de técnicas como o diagnóstico participativo, oficinas e reuniões e atividades relacionadas as áreas de comunicação, cultura, esporte e meio ambiente. A construção do Projeto implica necessariamente na adesão do maior número de pessoas.