Ir para o conteúdo
ou

Cursos

Acesse a relação dos cursos em andamento e/ou realizados Extensão, Especialização e Mestrado

 Voltar a Cursos
Tela cheia Sugerir um artigo

Mestrado Profissional

10 de Agosto de 2016, 13:08 , por Mardel Santos - | 2 people following this article.
Visualizado 1138 vezes
Mestrado

SOBRE O CURSO

O curso possui um desenho inovador e experimental que promove a articulação entre diferentes disciplinas, diferentes setores da sociedade, bem como articula teoria e prática, reflexão e intervenção, reconhecendo e valorizando os distintos saberes relacionados ao desenvolvimento e à gestão social.

É um curso simultaneamente, interdisciplinar e profissional, o que é o seu principal desafio. Após experiências-piloto com a extensão e a especialização propôs-se um curso de mestrado orientado à qualificação territorial para apoiar a formação de estrategistas sensíveis aos desafios da contemporaneidade, críticos em relação às transformações sociais e comprometidos com o desenvolvimento social de territórios. Hoje, o programa tem como meta articular o ensino de pós-graduação à educação básica ou de base social.

O curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social está situado na Escola de Administração da UFBA e integra grupos de pesquisa e professores de diversas unidades da Universidade Federal da Bahia e outras instituições no país e exterior. Vale ressaltar que o curso é ofertado a partir de demandas da sociedade, configuradas em apoios para o seu funcionamento.

O corpo docente é constituído por 22 professores permanentes (81% do corpo docente, dos quais 59% são professores exclusivos no curso) e 05 professores colaboradores (22% do número de permanentes) de diversas áreas como Administração, Ciência Política, Psicologia, Sociologia, Biologia, História, Geografia, Arquitetura, Comunicação, Planejamento Urbano e Regional, Engenharia e Direito, os quais oferecem contribuições interdisciplinares essenciais ao desenvolvimento social de territórios. 

 

LINHAS DE PESQUISA

As linhas de pesquisa estruturantes intitulam-se:

1) Escalas de Poder, Desenvolvimento e Qualificação Territorial e 2) Ensino, Pesquisa e Intervenção em Gestão Pública e Gestão Social.

A primeira analisa as escalas de poder e as formas de intervenção em diferentes recortes territoriais como regiões, cidades e locais no contexto de convergências entre governos, empresas e sociedade civil. São consideradas as diversidades sócio-culturais e ambientais, objetivando identificar áreas de convergências de interesses da sociedade e dos distintos níveis de poder e setores governamentais e societais, para subsidiar estratégias de gestão que utilizam tecnologias sociais inovadoras, estimulando a criatividade, a equidade, o empreendedorismo e a sustentabilidade socioambiental na gestão territorial.

A segunda linha trata da problematização, desenho e teste de experiências em modelos, ambientes e tecnologias inovadoras e convergentes de ensino, nas modalidades presencial e digital, e propostas de novos itinerários para formação profissional multi, inter e transdisciplinar. 

 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES


Tags deste artigo: mestrado pdgs