Ir para o conteúdo
ou

Cursos

Acesse a relação dos cursos em andamento e/ou realizados Extensão, Especialização e Mestrado

 Voltar a Cursos
Tela cheia Sugerir um artigo

MSA (Especialização)

26 de Abril de 2016, 23:25 , por Feed RSS do(a) Cursos - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 833 vezes
Msa

O MSA (Master in Social Administration) em Gestão do Desenvolvimento Territorial propõe-se a desenvolver e disseminar itinerários formativos com uso de tecnologias sociais que construa um modelo de formação para territórios. Traduz-se em um projeto de educação continuada utilizando pedagogia digital em convergência com ensino presencial, com elaboração de projetos aplicados ao território. Constitui-se em um macro ambiente cooperativo de aprendizagem e troca de experiências entre os participantes, seja virtual ou presencialmente.

A idéia do MSA foi concebida no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS), programa apoiado pelo MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia e pela FINEP – Financiadora Estudos e Projetos, através do Fundo Verde e Amarelo e do CT-Infra, como um modelo inovador de rede acadêmica articulada com a sociedade, a partir de 2002. Abrange atividades de pesquisa, ensino e extensão, oferecendo alternativas de qualificação para gestores sociais e do desenvolvimento, criando e testando modelos de formação apoiado em perfis de competência, bem como incentivando a produção e difusão do conhecimento na área. Numa perspectiva interdisciplinar, integra grupos de pesquisa e professores de unidades diversas da UFBA e outras instituições no país e no exterior.

O contexto atual pode ser caracterizado pela profunda rearticulação e redefinição de papéis entre organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil, sobretudo a partir do fortalecimento dos espaços públicos participativos como os colegiados territoriais e da institucionalização de novos arranjos de gestão local, como os consórcios públicos e outros mecanismos de parceria. Amplia-se a consciência de que os desafios da atualidade somente podem ser enfrentados através da cooperação e da articulação entre os agentes do território, na busca de ações convergentes para o seu desenvolvimento.

Um dos requisitos fundamentais para atender aos desafios que hoje se colocam no campo da gestão social é a qualificação dos profissionais que atuam nas organizações e territórios, especialmente seus gestores que, além das capacidades básicas para a gestão, devem ter competências específicas e uma reflexão abrangente sobre desenvolvimento e questões sociais.

O MSA em Gestão do Desenvolvimento Territorial sustenta-se sob três princípios:

  • a orientação para a gestão do desenvolvimento sócio-territorial,
  • a articulação interinstitucional e interorganizacional em nível local e regional
  • a aproximação entre universidade e sociedade.

O MSA integra a tecnologia com as práticas de gestão social e de desenvolvimento de territórios, sendo operacionalizadas âmbito do LABOR, que representa uma inovação no design de itinerários formativos articulados ao desenvolvimento de territórios do futuro. O LABOR promove a difusão de modelos de ensino inovadores, com uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em formato semipresencial, com uso de plataforma de ensino a distância e produção de conteúdos multimídia. Os desenhos curriculares trabalhados pelo LABOR possuem agregações temáticas similares em diferentes cursos, de forma cumulativa, permitindo dessa maneira, o aproveitamento de créditos em diferentes níveis formativos (extensão, pós-graduação, etc.). A utilização da plataforma virtual LABOR permitirá ainda uma interface com outros recursos multimídia abertos, tais como Fóruns Virtuais, fortalecendo ainda mais a interação e a troca de experiências entre os participantes

 

 


Fonte: http://new-labor.dev.colivre.net/cursos/cursos/o-meio-ambiente-e-voce-parte-2