Ir para o conteúdo
ou
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog - Diário de Campo Comunicação

30 de Setembro de 2014, 10:53 , por Labor - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Encontro 12.09.2018

17 de Setembro de 2018, 19:39, por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda

Enconro do dia 12 de SETEMBRO de 2018 / 09h / Escola Amaury Montalvão

 

Ao chegar na escola encontramos com Geovane que nos passou a lista com os inscritos para o Festival. fizemos um acompanhamento das atividades para o Festival. 

Dandara chegou depois e conversamos sobre a possibilidade de uma exposição fotográfica para o dia do Festival que ficaria sobre a responsabilidade dela.

Realizamos gravação testando apresentação e manuseio de câmera gravando chamadas para o festival. 

Para finalizar presentamos para Geovane e Dandara o Canva aplicativo simples de edição de imagens e materiais gráficos para confecção de cartazes e postagens na internet. Os dois conseguiram se apropriar com facilidade e rapidez do instrumento, instalando-o e utilizando-o.

 

 PLANO DE AULA 

PARTICIPANTES

Moradores de Capiarara, Equipe UFBA e prefeitura.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • 1 câmera fotográfica, 01 filmadora, projetor, notebook, microfone de câmera e impressões.

PLANO DO ENCONTRO

  • Organização do roteiro para as entrevistas
  • Prática com câmera – iso, abertura e velocidade [não realizado]
  • Check list das atividades de pré-produção

 

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O GRUPO (LEVAR NA SEMANA SEGUINTE)

  • Roteiro da apresentação de Dandara [feito durante o encontro]


Encontro 07

7 de Junho de 2018, 13:46, por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda

 

Encontro 07 

No sétimo encontro com os jovens na escola Amauri Montalvão tivemos alguma dificuldade com a definição da sala para nossa atividade. Mas após definirmos e nos instalarmos no labortório conseguimos  

 

 

06/06

07

Jornal/ gênero jornalístico [NÃO REALIZADO]

IDENTIDADE

·         Apresentar canais do youtube

·         Formação de grupos para projetos

·         Case comunicação comunitária

·          [Aula 02/03 – Comunicação]

·         Orientação para fotos do território/ família/ self

 

 

PARTICIPANTES: Moradores de Capiarara, Equipe UFBA e Prefeitura.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:1 câmera fotográfica, 01 filmadora, projetor, notebook, microfone, som.

 

PLANO DO ENCONTRO

Momento 01 – Escuta

  • Dinâmica de caminhar na sala em silêncio olhando nos olhos – 10m [NÃO REALIZADO]
  • Dar continuidade à leitura da cartilha – 15m [NÃO REALIZADO]
  • Prática de fotografia 01

Momento 02 - Projeto

  • Apresentar canais de youtube com abordagens diferentes – 20m
  • Orientar para montagem de grupos e projetos – 20m
  • Organizar para o cineclube da próxima semana – 10m

 

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O GRUPO (LEVAR NA SEMANA SEGUINTE)

  • Solicitar produção de fotos do território/ família/ amigos[NÃO REALIZADO]
  • Sugestões para nome do grupo, composição dos pequenos grupos para os projetos.


Encontro 02

14 de Maio de 2018, 13:44, por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda

Encontro 02

13/03

02

Mobilização

·         Apresentação do projeto

·         Apresentação novos integrantes

·         Gravação de novas entrevistas – prática II

Plano de Aula

13 de março de 2018 / 14h / Escola Amaury Montalvão

Participantes: Moradores de Capiarara, Equipe UFBA e representante da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Filmadora, 02 câmeras, projetor, notebook, microfone, som e impressões.

Momento 01

  • Organização do grupo, apresentação de novos membros. 05m
  • Retomada dos conceitos trabalhados no último encontro (narrativa, linguagem audiovisual, notícia). 05m

Momento 02

  • Apresentação do projeto 20m

Momento 03

  • Prática II: gravação de depoimentos dos participantes (quem sou, como é o lugar onde eu moro, quais os meus sonhos?)

 

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O GRUPO (LEVAR NA SEMANA SEGUINTE)

  • Orientar para gravação de entrevistas durante a semana para complemento da notícia. 05m

 



Encontro 06

26 de Abril de 2018, 12:46, por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda

Encontro 06

Equipe: Gabriela, Mardel e Rodrigo.

No nosso sexto encontro com a turma de comunicação de Capiarara recebemos de Geovane algusn novos vídeos. Ficamos bastante contentes com as produções pois percebemos um esforço na escrita da matéria e o trabalho em equipe. Geovane foi o responsável pela produção d euma matéria sobre o abandono de animais em Salvador, Dandara foi a repórter que apresentou a notícia e Roberta foi a colaboradoradora da matéria. 

Devido a ausência das crianças no primeiro horário do encontro nosso planejamento de aula precisou ser revisto e só pudemos fazer parte das atividades que estavam programadas. Demos início ao encontro de fato após o intervalo. Iniciamos com a dinâmica da crianção da história coletiva em que um dá início a história e o seguinte vai complementando com novas informações. Essa dinâmica tem se mostrado bastante proveitosa para alguns fins do projeto: as crianças conseguem exercitar a escuta aos colegas, pensar a composição de narrativas coletivas, e debater os rumos das personagens em conjunto.

Após a dinâmica iniciamos a letura do material que entregamos para todos; foi feita uma leitura dinâmica com eles e conversamos sobre alguns conceitos presentes no texto: comunidade, comunicação comunitária e sentimento de pertencimento.

Discutido o que os unia como grupo e relembrado interesses comuns montamos uma dinâmica para sugestões de nome do grupo. Todas as opções giraram muito em torno de comunicação e comunidade a proposta mais autêntica que surgiu foi a de Davi: Ao Vivo.

Para finalizar passamos o vídeo produzido por eles no encontro anterior o que gerou bastante interesse e murmurinho.

As crianças em todos os encontros demonstram muito interesse para manusear os equipamentos audiovisuais.

 

25/04

06

Comunicação

Comunitária/

Pertencimento

·         Apresentação de canais de comunicação/ redes sociais[NÃO REALIZADO]

·         Pensar nome do grupo

·         Iniciar a construção de canal no youtube [NÃO REALIZADO]

·         [Aula 1 – Comunicação]

 

Plano de Aula

25 de ABRIL de 2018 / 14h30 / Escola Amaury Montalvão

Participantes: Moradores de Capiarara e Equipe UFBA.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 01 câmera fotográfica, 01 filmadora, projetor, notebook, microfone, som e impressões.

Momento 01 – Dinâmica da Escuta

  • Dinâmica de caminhar na sala em silêncio olhando nos olhos – 15m[NÃO REALIZADO]
  • Retomar dinâmica de contar história/ apresentar conceitos de roteiro – 15m
  • Dinâmica para apresentar conceito de comunicação comunitária 15m

Momento 02 – Identidade

  • Tirar fotos de cada participante/ introduzir conceitos de fotografia 35m[NÃO REALIZADO]
  • Pensar nome do grupo 10m

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O GRUPO (LEVAR NA SEMANA SEGUINTE)

  • Solicitar produção de fotos do território/ família/ amigos [NÃO REALIZADO]


Encontro 05

18 de Abril de 2018, 19:20, por Gabriela Carvalho - 0sem comentários ainda

Encontro 05

Equipe: Gabriela e Mardel

Participantes: Estudantes 

No quinto encontro a proposta era dar continuidade à atividade prática iniciada na semana anterior e definirmos o nome do grupo, no entanto ao chegarmos nos deparamos com uma sala completamente suja, desorganizada e ocupada por materiais. Foi necessária a ajuda dos próprios alunos na organização do espaço para podermos dar início às atividades. Enquanto Mardel arrumava a sala conversei na escola com André Kajá e Clemilda sobre o evento de saúde que ele está organizando para maio/18.

A dificuldade para escuta por parte das crianças se revela em todos os encontros muito grande, na própria escola percebemos uma cultura do grito que impera na tentativa de ordem das auxiliares de corredor com as crianças. Qualquer assunto que demande um maior grau de abstração também já é um start para desconcentraçõ das crianças, muito difícil captar e reter atenção da turma para passarmos os conceitos mais importantes. Como estratégia para driblar essa dificuldade Mardel iniciou o encontro em silêncio esperando a princípio que todos o percebessem no espaço. Emseguida reforçou a importancia do silêncio para comunicação e a diferença entre ver e olhar, ouvir e escutar. 

Após a introdução Mardel coordenou uma dinâmica de contação de histórias em que o primeiro dizia a primeira frase e os colegas em ordem vão complementando a história. Enquanto a trama se desenvolvia fui fazendo o registro do processo. Ao final da proposta Mardel pôde comentar sobre a atividade destacando pontos importantes da história como clímax, desfecho, etc. Nessa dinâmica as crianças finalmente conseguiram se escutar e a atenção foi retida por um período maior de tempo. 

Infelizmente neste momento precisamos liberá-los para o intervalo e na volta retornaram todos muito dispersos. Uma parte da turma não retornou pois foram liberados pela direção para irem para casa visto que haveria grandes manifestações na cidade em prol de Lula e isso poderia provocar o congestionamento das vias.

Ficaram conosco apenas os alunos que residiam em Capiarara mesmo. Alguns dos outros alunos da escola que haviam sido liberados requisitaram a  participação no nosso encontro. Liberamos a entrada para alguns, mas tivemos que tirar três de sala pois estavam com objetivos pouco nobres no espaço e provocaram as amigas com brincadeiras de paquera em momentos inadequados.

Após o intervalo passamos a filmagem de Geovane com a baiana de acarajé. Tivemos alguns problemas com o som, por isso as crianças continuaram dispersas. Enquanto nos preparávamos para filmagem dos depoimentos dando continuidade à prática do encontro anterior, Dandara, uma das alunas, pegou o microfone e iniciou uma improvisação de talk show entrevistando espontaneamente os colegas. Geovane se ofereceu para registrar o momento com a câmera de vídeo e conseguimos uma bela gravação.

Ao concluirmos a preparação dos equipamentos voltamos a filmagem dos depoimentos "que momento da  minha vida daria uma cena de novela" com os próprios alunos filmando e fotografando o making off. A proposta saiu um pouco da orientação inciial e os alunos se animaram mais registrando eles mesmos cantando. Conseguimos gravar mais algum material, mas a atividade no geral foi um tanto dispersa. Saímos com a clareza de que precisamos ir mais bem preparados para as situações adversas que possam acontecer, oferecer mais dinâmicas e manter o apoio dos dois no encontro inteiro para melhor organização e controle das crianças.

 

11/04

 

05

Identidade/

Comunidade,

Pertencimento[NÃO REALIZADO]

·         Continuação da prática III (fimagem “cena de novela”)

·         Apresentar cases de comunicação comunitária

·         Pensar nome do grupo [NÃO REALIZADO]

 

Plano de Aula

11 de ABRIL de 2018 / 14h30 / Escola Amaury Montalvão

PARTICIPANTES: Moradores de Capiarara, Equipe UFBA.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: 1 câmera fotográfica, 01 filmadora, projetor, notebook, microfone, som e impressões.

Momento 01 – Identidade do Grupo

  • Filmar mais depoimentos de cada integrante (prática III continuação)20m
  • Tirar fotos de cada participante 20m[NÃO REALIZADO]
  • Pensar nome do grupo 10m[NÃO REALIZADO]

Momento 02 – Notícia (pós-intervalo)

  • Compartilhar notícias 15m
  • Filmar notícia de Geovane 25m[NÃO REALIZADO]

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O GRUPO (LEVAR NA SEMANA SEGUINTE)

  • Solicitar produção de fotos do território/ família/ amigos [NÃO REALIZADO]