GESTÃO SOCIAL E GOVERNANÇA EM REDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Coproduzindo uma Tecnologia em Gestão Social com o Coletivo de Mulheres do Calafate
Autor: WALTER DE OLIVEIRA PINTO JÚNIOR
Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Matos Ribeiro
Ano: 2017
RESUMO
Contribuir para o fortalecimento institucional do Coletivo de Mulheres do Calafate, a partir do protagonismo social feminino, para uma atuação política na formulação de agenda pública, accountability e atuação em rede de políticas públicas, através de modelos de Gestão e Governança em rede, é a motivação deste trabalho que discute, sobretudo, a abordagem metodológica do desenvolvimento de Tecnologias de Gestão Social, apresentadas aqui como estratégias do campo da Gestão Social, à luz dos estudos críticos em Administração, para a melhoria da comunicação e articulação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, entendendo que esta se configura e atua efetivamente quando seus atores sociais e institucionais cumprem seu papel. Nesse sentido, essa pesquisa busca gerar impacto social, sobretudo na vida das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, quando oportuniza uma aprendizagem, a partir do resultado da vivência durante a pesquisa-ação, e da cocriação da Tecnologia de Gestão Social para a promoção do desenvolvimento socioterritorial com garantia do direitos humanos das mulheres.
Palavras-chave: Tecnologia de Gestão Social. Governança. Rede de Políticas Públicas. Políticas Públicas para as Mulhres. Violência contra a mulher.