Ir para o conteúdo
ou

Dissertações

Busque por dissertações sobre gestão social e desenvolvimento territorial do CIAGS/PDGS.
 Voltar a Dissertações
Tela cheia Sugerir um artigo

O CENTRO ANTIGO DE SALVADOR COMO TERRITÓRIO CRIATIVO

31 de Agosto de 2016, 18:47 , por Gabriela Carvalho - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 119 vezes

Autor: Richard Michael Alves


Orientador: 
Fábio Ferreira

Ano: 2011


RESUMO:
Esta dissertação-projeto foi desenvolvida com o objetivo de avaliar como determinados espaços urbanos podem descrever um desenvolvimento socioeconômico a partir dos seus ativos criativos e, para isso, contou com três etapas principais. A primeira delas consistiu no levantamento dos referenciais teóricos a partir da análise dos conceitos relacionados em como a cultura, através das suas mais diversas manifestações, pode gerar bens e serviços econômicos. Seguindo a linha de pensamento, chega-se ao tema Indústrias Criativas, mostrando sua evolução para um conceito mais ampliado, o de Economia Criativa, e ainda, como a criatividade presente em determinados espaços pode conformar os Territórios Criativos, sendo que esse se constituiu como principal marco teórico deste trabalho. A segunda etapa deteve-se na caracterização do território a partir do documento produzido pelo Governo da Bahia em parceria com a UNESCO, intitulado Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, escolhido como objeto empírico desta dissertação. Esse documento apresenta um diagnóstico do território, abordando aspectos históricos, sociais, econômicos, ambientais e todas as variáveis decorrentes de cada um deles, ao final apresenta um plano de intervenção construído coletivamente pelos poderes públicos, sociedade civil e atores locais. O terceiro objetivo buscou elementos a partir das referências conceituais de Território Criativo inter-relacionando-os com a análise do Plano de Reabilitação, para daí extrair as propostas de intervenção de forma coerente com os referenciais teóricos adotados e complementar ao plano de desenvolvimento existente. As proposições apresentadas têm a pretensão de indicar perspectivas e sugerir ações como incrementar o desenvolvimento socioeconômico do Centro Antigo através do aproveitamento dos ativos criativos existentes e potenciais, com a intenção de proporcionar melhoria qualidade de vida da população residente e desenvolvimento sustentado do território.

Palavras-chave: Economia da cultura. Indústrias criativas. Economia criativa. Cidades criativas. Territórios criativos. Centro Antigo de Salvador.

Download


Tags deste artigo: economia da cultura indústrias criativas centro antigo de Salvador Territórios Criativos cidades criativas economia criativa