Ir para o conteúdo
ou
Tela cheia
 Feed RSS

Blog

30 de Setembro de 2014, 10:53 , por Labor - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Torneio de Futebol "Bromélias de Todas as Cores" acontece dia 05/02/2016!

4 de Março de 2016, 14:03, por Labor - 0sem comentários ainda

Torneio de Futebol infanto-juvrnil "Bromélias de Todas as Cores" será realizado amanhã dia 05/03/2016 na quadra do Bromélias 3 a partir das 08h.

O torneio está sendo organizado por Nestor, liderança local que já realiza atividade de integração esportiva com crianças. O evento conta com o apoio da UFBA e do Fórum formado por outras lideranças da comunidade.

O torneio é dirigido à faixa etária de 7 a 18 anos masculino e feminino.

 



Fórum Caule: integração, colaboração e diálogo nas Bromélias!

2 de Março de 2016, 14:30, por Labor - 0sem comentários ainda

Proposto no final de 2015 o Fórum Caule é o resultado das ofcinas de governança realizadas pela UFBA junto com lideranças comunitárias do Bosque das Bromélias.

O Fórum é um espaço de integração entre as lideranças locais que proporciona o diálogo entre estes atores e permite o fortalecimento de iniciativas que visem benefícios coletivos.

Com nome sugerido pelas próprias lideranças o Caule representa a estrutura que integra as raízes da comunidade: lideranças e moradores em geral.

Por definição o Fórum Caule é a união dos diversos grupos que participam da organização comunitária. Um espaço de diálogos e decisões sobre as questões do Bosque das Bromélias que objetiva estabelecer alianças e pactos por meio da identificação dos problemas e necessidades da comunidade para a construção de soluções com a participação dos moradores.

 

Na primeira reunião do ano os componentes do Fórum dividiram-se em comissões responsáveis e já projetaram os primeiros passos a serem realizados. Segue o quadro de responsáveis abaixo:

As comissões se reunirão para organizar cada uma dessas esferas canalizando e potencializando iniciativas dentro de cada eixo.

 

O Fórum deve manter reuniões mensais que visam a troca, compartilhamento e a organização entre as lideranças. Além destas também são utilizados grupos virtuais para o contato permanente entre todos os participantes.



Fórum que reúne associações locais é construído coletivamente com lideranças das Bromélias!

23 de Fevereiro de 2016, 14:35, por Labor - 0sem comentários ainda

Foi realizado no Bosque das Bromélias reunião no dia 20 de fevereiro de 2016 com as principais lideranças locais definindo metas, objetivos e formas de organização do Fórum Caule.

O Fórum Caule é ume espaço resultante das oficinas de liderança e governança realizadas durante 2015 proposto na última reunião do ano.

A estrutura que ainda está em construção representa a união dos diversos grupos que participam da organização comunitária nas Bromélias. O Fórum se propõe como espaço de diálogos e decisões sobre as questões do condomínio e tem como objetivo estabelecer alianças e pactos por meio da identificação dos problemas e necessidades da comunidade para a construção de soluções com a participação dos moradores.

A reunião do último sábado definiu metas para ações nas áreas de cultura, audiovisual, esporte, rádio e teatro coresponsabilizando integrantes de diferentes associações do condomínio propondo a integração e comunhão dos esforços em prol do crescimento da comunidade.

O Fórum é um exercício prático de cooperação e colaboração entre as lideranças locais que objetiva reunir forças para a superação dos desafios das Bromélias e avanços no desenvolvimento local.

 




Cadastro e atualização cadastral dos Terreiros na Prefeitura Municipal de Salvador

17 de Fevereiro de 2016, 12:08, por Labor - 0sem comentários ainda

Prezados (as) Senhores (as),

A Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação – Semur -, convida os senhores (as) representantes de Povos e Comunidades de Terreiros cadastrados na Prefeitura de Salvador, através da, para comparecer no período de 17 a 18 de dezembro de 2015, das 08h às 17h, na Sede desta Secretaria, situada na rua Tira Chapéu, 06, Edf. Nossa Senhora da D’Ajuda, 6 andar – Centro.

Portando os seguintes documentos (ORIGINAL E XEROX): RG, CPF – do Líder Maior Comprovante de residência – no nome do líder maior ou da instituição religiosa.

Protocolo do cadastramento – comprovante de registro no cadastro na Semur Comprovante de propriedade, posse ou domínio do imóvel e ou contrato de aluguel onde funciona a Instituição religiosa.

Salientamos que esta é a primeira etapa para o processo de isenção do IPTU; nos termos do art. 83, inciso XIV, da Lei nº 7.186/2006 – Código Tributário e de Rendas do Município de Salvador – CTRMS, com redação dada pela Lei nº 9.930/2015; para as Organizações Religiosas registradas e inscritas no Cadastramento de Povos e Comunidades de Terreiros da - Semur, nos termos do Decreto nº 25.560 de 19 de novembro de 2014.

Att,

Ivete Alves do Sacramento

Secretária da Semur



Oficina de Governança Territorial encerram as atividades de 2015!

8 de Janeiro de 2016, 14:36, por Labor - 0sem comentários ainda

Em 19 de dezembro aconteceu a última atividade do Projeto em 2015 no Bosque das Bromélias. A oficina de governança foi dividida em duas partes: 1) encerramento do ciclo de formação de lideranças, com uma síntese dos principais conteúdos abordados anterioremente e 2) discussão sobre a criação de uma estrutura colegiada no empreendimento.

A Oficina de Governança Comunitária  e Gestão Territorial teve o objetivo de dar continuidade às discussões travadas nas oficinas anteriores e no curso Formando Lideranças, constituindo-se também  em  um  momento preparatório  para  a  construção  do  Plano  Decenal  de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território do Bosque das Bromélias.

A oficina aconteceu em um momento em que já começam a surgir algumas iniciativas locais de governança.  Cada  uma  destas iniciativas possui  características  distintas,  além  de  serem capitaneadas por pessoas, ou grupos, diferentes. Assim, a discussão foi conduzida no sentido  de  identificar  como  se  pode  apoiar  e  fortalecer  as iniciativas  existentes,  atores  centrais  no processo de planejamento  e gestão social do território, garantindo a autonomia de cada uma, mas pensando espaços de encontro e discussão coletiva, bem como formas de integração de projetos e ações.

Inicialmente, foi proposta uma reflexão sobre a Visão de Futuro que os participantes tinham para o território, a partir de questões norteadoras como:  O que queremos para o Bosque das Bromélias nos próximos 10 anos? O que estamos fazendo para construir  isso?  O que e onde podemos melhorar? Utilizando a metodologia da nuvem de palavras, construiu-se um cenário futuro  para  o  território  que  deverá  ser  utilizado  como insumo inicial  para  a  Construção  do Plano  Decenal  de Desenvolvimento Integrado  e  Sustentável  do  Território  do  Bosque das Bromélias.

 

Posteriormente,  debateu-se  sobre  a  importância  da  criação  de  uma estrutura  local  de governança  tendo  em  vista  a  gestão  integrada  do território  e  sustentabilidade  das  ações implementadas  pelo  DIST. Foram  identificadas  algumas  iniciativas  locais  já  em  articulação, como  a  Associação  de Moradores,  o  Centro  Comunitário e o  Instituto Multicultural.  A  partir desta  visualização  do  que  já  existe, caminhou-se  na  construção  colaborativa  de  um  modelo que seja  adequado  à atual  configuração  das  estrutura socioterritoriais  e  dê  conta  de promover  a  aproximação  entre as  diferentes  iniciativas,  lideranças e grupos,  sem,  contudo, ferir a autonomia de cada uma delas.