Ir para o conteúdo
ou
Tela cheia

Corpo Docente

21 de Setembro de 2016, 17:54 , por Tutoria - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 712 vezes

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

CORPO DOCENTE PERMANENTE

 ANA CRISTINA MUNIZ DECIA

Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Sua trajetória interdisciplinar inclui a especialização em Administração pela Ufba (1997); formação em coordenação de Grupo Operativo (psicologia social pichoniana) pelo Núcleo de Psicologia Social da Bahia (1999); formação em teatro em nível de extensão (2000) e Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB - 2014) e capacitações na área de Avaliação Institucional (MEC/INEP). Atualmente é avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação, professora adjunto II da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Gestão, Gestão Social, Processo Grupal (grupo operativo) Secretariado Executivo, Educação Superior, Avaliação Institucional com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, novos papéis da secretária na sociedade da informação, secretariado executivo, pesquisa em secretariado, fluxo informacional nas organizações, ações afirmativas, gênero e raça/etnia.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/5868054396613222

 

CLAUDIANI WAIANDT

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão organizacional, ensino, gestão social, administração e cultura organizacional.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/1981118374780336

 

EDUARDO PAES BARRETO DAVEL

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Pós-doutor em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Pesquisa e publica sobre empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, ensino, metodologia, aprendizagem, cultura e estética nas organizações.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6818628123587050

 

ELIZABETH MATOS RIBEIRO

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia (1989 e 1991). Doutora em Ciências Políticas e da Administração pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2000). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal da Bahia lecionando nos cursos de graduação as seguintes disciplinas: Administração Política, Elaboração e Avaliação de Projetos, Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas e Individuo e Espaço Público; no Mestrado Profissional em Administração/NPGA leciona a disciplina Políticas Públicas e Planejamento Governamental; no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Socioterritorial e Gestão Social leciona a disciplina Indivíduo e Contemporaneidade, em cooperação com a Professora Sonia Gondim; e no Doutorado em Administração do NPGA, compartilha com o Professor Reginaldo Souza Santos a disciplina Teorias da Administração e Administração Política. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Conjunturais em Administração-NEC e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Administração Política. Tem experiência como docente, pesquisadora e consultora nas seguintes áreas: Administração Política, Políticas Públicas e Planejamento Governamental, Desenvolvimento Socioterritorial e Gestão Social, Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/8446377792278288

 

ERNANI COELHO NETO

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Vice-Diretor e Professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Experiência nas áreas de comunicação organizacional, gestão e marketing de serviços, administração pública e políticas públicas, indústria do lazer, cultura e turismo.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/5884399152649595

 

FÁBIO ALMEIDA FERREIRA

PhD, pelo Department of Radio, TV and Film da Universidade do Texas em Austin; mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); especialista em Gestão Empresarial pela FGV/ICEF e bacharel em Administração pela UFBA. Atualmente é professor da Escola de Administração da UFBA; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA e professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Escola de Administração da UFBA.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0767810129524053

 

GENAUTO CARVALHO DE FRANÇA FILHO

Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador CNPq. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, associativismo, terceiro setor, economia popular e novas formas de solidariedade. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Universite de Paris VII (2000).

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0335411227053862

 

GUILHERME MARBACK NETO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1983), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Marília/SP (2002). Atualmente é livre da Universidade Corporativa Ernst Young, livre da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, diretor de publicações de cursos de graduação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, reitor do Centro Universitário Jorge Amado e professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação institucional, autorização de cursos, educação a distância e credenciamento de cursos sequencias.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/2118109604742209

 

JAIR SAMPAIO SOARES JUNIOR

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Doutor (2010) e Mestre (2004) em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é consultor ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor da Universidade Católica do Salvador e Estatístico da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Estatística e Marketing, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores, sistemas de suporte à decisão, descoberta de conhecimento e data mining.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7230624403570052

 

JEOVA TORRES SILVA JUNIOR

Graduação em Administração (2001) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Administração (2004) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Administração (2016) também na UFBA com período de estágio doutoral no exterior (2014), realizado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, Paris, França). Entre 2006 e 2013, fui professor efetivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, sou professor efetivo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA), do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UECE), além de pesquisador do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS/UFBA) e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA). As minhas principais temáticas de atuação profissional e acadêmica são Economia do Compartilhamento, Economia Solidária, Gestão Social e Desenvolvimento Territorial.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/8240104026100491

 

JOSÉ ANTONIO GOMES DE PINHO

Possui graduação em Engenharia pela UNESP (1973), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ (1978) e doutorado em Regional Planning pela LSE- University of London (1986). ProfessorTitular da Universidade Federal da Bahia. Editor da revista Organizações & Sociiedade (O&S) de 1997 a 2013. Leciona na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Sociedade. Tem realizado pesquisa nas áreas de governo eletrônico, democracia digital, sociedade da informação/internet, corrupção, governo local, futebol. Coordenador do grupo de pesquisa NIDES - Núcleo de Internet, Democracia, Estado e Sociedade registrado no CNPq.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0666910852432471

 

JOSÉ MARCELO DANTAS DOS REIS

Possui graduação em Comunicação (1982), especialização em Gestão Pública (1991) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000). Trabalha como Professor Adjunto e Coordenador da Área de Conhecimento Política e Gestão Cultural do CECULT ? Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Experiência nas áreas de Administração, Sociologia, Antropologia e Comunicação, com ênfase em Economia da Cultura, Gestão Cultural, Identidade e Cultura, Gestão das Artes e do Entretenimento, Cultura Organizacional, Diversidade Cultural e Gestão Pública e Social.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/8361489389727090

 

LEIDIMAR CÂNDIDA DOS SANTOS

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), mestrado em Mestrado em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2003) e doutorado em Administração pela UFBA (2013). Atualmente é professora adjunta do curso de Administração da Universidade Federal da Bahia.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/8872174949898419

 

MARCUS ALBAN SUAREZ

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Em 2007 desenvolveu pós-doutorado em economia e gestão do turismo junto a Universidade de Málaga na Espanha. Atualmente é Professor Titular da Escola de Administração da UFBA, membro do PDGS - Programa de Desenvolvimento e Gestão Social, e colaborador do NPGA-Núcleo de Pós-Graduação em Administração. É também parecerista das revistas: O&S - Organizações e Sociedade e RAC - Revista de Administração Contemporânea, e membro da câmara de assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Regulação Econômica e Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas de: desenvolvimento econômico, planejamento urbano-regional, logística e turismo.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/4677050044098543

 

MARIA ELISABETE PEREIRA DOS SANTOS

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - IFCH/UNICAMP (2000). Ex-Coordenadora da Coordenadoria de Produção de Indicadores Urbano-Ambientais da SEDHAM/PMS e Ex-Editora da Revista VeraCidade, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais - NEPOL/CIAGS/NPGA-UFBA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Águas - Grupo Águas/CNPq e Professora Adjunta IV da Escola de Administração da UFBA. Desenvolve pesquisa nas áreas de política e gestão urbano-ambiental, gestão de serviços públicos, política ambiental e das águas, sustentabilidade, políticas públicas e direito à cidade e indicadores urbano-ambientais.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0544260389945180

 

MARIA SUZANA DE SOUZA MOURA

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1997). Atualmente é professora associado 1 da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: A Arte de Escutar, sustentabilidade sócio ambiental, redes, metodologias integrativas e economia solidária. Integrante do PAIDEIA - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social; e do CIAGS/EAUFBA (Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social); e participa da ITES/EAUFBA (Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial). Formação complementar em Dinâmica Energética do Psiquismo pelo Instituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente; em Técnicas RYE (Rede Internacional de Investigação sobre Yoga na Educação (RYE); e em Criação Colaborativa de Projetos (Rede Dragon Dreaming).

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/1869176443533299

 

RODRIGO LADEIRA

RODRIGO LADEIRA é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 1985, e também em Administração- Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais- União de Negócios e Administração (FCG -UNA) 1983, ambas em Belo Horizonte. Tornou -se Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 1994, tendo conseguido prêmio de melhor monografia sobre varejo " categoria profissional" em 1994, com resultado de sua dissertação. e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), avaliada nível 07(máximo), na Capes, tendo sido orientado pelo Prof. Marcos Campomar, referência em marketing no Brasil Por ter optado estudar "Comportamento do consumidor em ambientes virtuais, Rodrigo buscou o que havia de mais avançado no tema de interesse, e aliou a oportunidade de obter outra vivencia internacional , cursando por 06 meses, o que se chama "doutorado sanduíche" na "Vanderbilt University", em Nashville TN, (USA), Pesquisou, sob a orientação de "Donna Hoffman" e "Tom Novak",; maiores referências mundiais no tema, que na época era inédito e de tendência ( fim dos anos 90 e início dos 2000), " Comportamento do consumidor em ambientes virtuais". Rodrigo também tem vasta experiencia de mercado, tendo trabalhado durante 15 anos como diretor de Empresa de Comércio Exterior e Marketing Internacional, "Winners Negócios Internacionais", de 1985 a 2000, viajando o mundo todo em negociações e promoções internacionais em feiras comerciais nos cinco continentes. Fala correntemente Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade Federal da Bahia, (UFBA), na Escola de Administração, (Salvador- BA), tendo sido Chefe do Departamento de Sistemas e Processos Gerenciais (DSPG) de agosto de 2009 a setembro de 2012. Atualmente Rodrigo é Professor Permanente no Mestrado Acadêmico e Profissional do NPGA," Núcleo de Pós-Graduação em Administração" da Escola de Administração da UFBA - Universidade Federal da Bahia, orientando, pesquisando e lecionando Marketing, Marketing, relações B2B e Comércio Exterior. Prof. Rodrigo também atua como membro permanente no CIAGS( Centro de Desenvolvimento e Gestão Social) UFBA, pesquisando, orientando e lecionando marketing social. Tem vasta experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, planejamento estratégico, marketing de relacionamento, varejo, serviços , relações B2B e marketing internacional, marketing de experiencia e marketing social Participa dos principais eventos de marketing (Enanpad , EMA, CLADEA, e IFBAE) e varejo( CLAV, Congresso Latino Americano de Varejo ) e Ibero American Congress da FGV São Paulo , desde sua primeira edição, tanto no País como no Exterior, ora como apresentador ora como avaliador. O Professor é Pós Doutor pela New York University - NYU - Nova Iorque,avaliada entre as "melhores" dos EUA até agosto de 2015, na área de Marketing Social. Rodrigo Ladeira efetuou uma visita de pesquisa de duração de um mês na University of Haway at Manoa, em junho de 2015, onde iniciou pesquisa na área de Medical Decision Making, , com o Prof Dr. Dana Alden . É atualmente Professor Adjunto IV, na área de Marketing na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, (EAUFBA) atuando na graduação, no Núcleo de Pós-Graduação em Administração(NPGA) da mesma no Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado acadêmicos, e no mestrado profissional como membro permanente. É também membro permanente do programa de Doutorado Profissional do CIAGS – UFBA.

Endereço para acessar oCV: http://lattes.cnpq.br/2458185696007117

 

ROSANA DE FREITAS BOULLOSA

Professora Associada lotada na Universidade de Brasília (UnB) / Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE) / Departamento de Gestão de Políticas Públicas (DGPP), originária da Universidade Federal da Bahia/Escola de Adminisitração.. Doutorou-se em Políticas Públicas (2006) pela Università IUAV di Venezia, em Veneza-Itália, cuja tese foi vencedora do prestigioso prêmio Giovanni Ferraro de melhor tese italiana em sua área de estudo, edição 2006, e realizou pós-doutorado (2014-2015) em sociologia pragmática junto ao Centre d?Étude des Mouvements Sociaux (CEMS), do Institut Marcel Mauss (IMM) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. É líder do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social, coordenadora geral do Observatório da Formação em Gestão Social, um projeto de pesquisa que envolve oito Universidades brasileiras (UFBA, UFCA, UFRB, UDESC, UFTO, EACH-USP PUC-SP e PUC-MG) e da Escola Livre em Gestão Social, ambos braços da Rede de Pesquisadores em gestão Social. É editora da Revista NAU Social. É mãe de Pietro. Ama e pratica dança flamenca..

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7040703876962133

 

TÂNIA MARIA DIEDERICHS FISCHER

Possui doutorado em Administração com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) tendo realizado estágios de pós-doutorado na França, Estados Unidos, Canadá e Espanha, com apoio da CAPES/COFECUB, CNPq e CISYT. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). É pesquisadora DTI 1A do CNPq e membro titular da Academia Baiana de Ciências. É conselheira da Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e FIEB. Coordena projetos PRO-ADMINISTRAÇÃO, PRO-CULTURA da CAPES, PRONEX e CT/INFRA. Foi presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação Administração (ANPAD) e diretora da Associação Nacional de Programas de Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e Associação Nacional de Programas de Ensino de Transportes (ANPET). Foi consultora da UNESCO, Banco Mundial e BID. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Poderes Locais e Gestão Social do Desenvolvimento Territorial, Organizações e Interorganizações, Gestão e Educação para a Gestão. Recebeu os seguintes prêmios e distinções: Medalha de Ouro 50 anos de Pós-Graduação Brasileira concedida pela CAPES; Pesquisador de Destaque pela UFBA (2009) e Homenagem da ANPAD e ANPET.

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/9497816962454189

 

TÂNIA MOURA BENEVIDES

Graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa (1996), especialista em Finanças Empresariais pela FGV (2000), mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (2003) e doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2012). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora horista da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Coordenadora pró-tempore do curso de Administração da UNEB. Editora da Revista Formadores [B4].

Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/2494548196605610